Você está em: Home » Por que fazer inventário de estoque e quais seus benefícios?
Manter a saúde operacional e financeira de uma empresa envolve diversos fatores, e a gestão do inventário de estoque é um dos mais importantes. Afinal, é por meio do inventário que controlamos os produtos físicos, garantimos a precisão das quantidades disponíveis e evitamos tanto prejuízos quanto a falta de mercadorias.
Além disso, ter um inventário bem estruturado permite acompanhar o fluxo de entrada e saída de itens, organizar o armazenamento de forma eficiente e facilitar o manuseio das mercadorias.
Mas, como essa ferramenta funciona na prática e como construir um inventário eficiente? Ao longo deste artigo, vamos explorar seus diferentes formatos, benefícios e as melhores práticas para uma gestão de estoque eficaz.
O principal objetivo é garantir o controle de informações sobre os itens de uma empresa, seu planejamento e organização de estoque.
Dessa forma, é possível tornar o fluxo de trabalho mais eficiente, com registros e contagens.
Para começar a implementação, você deve seguir algumas etapas:
Segundo a pesquisa realizada pela H2R Pesquisas Avançadas, embora 92% dos varejistas brasileiros tenham um setor para gestão de armazenagem, apenas 38% investem em um sistema para fazer essa gestão.
Mas esses sistemas existem e podem auxiliar na adaptação e otimização dos estoques:
Essa ferramenta é usada para controlar as mercadorias das empresas, sendo fundamental para uma boa gestão e garantir dados precisos. É responsável por evitar problemas, auxiliar nas tomadas de decisões, no planejamento de estoque para as compras, melhorar o fluxo de caixa e manter a conformidade fiscal e contábil.
Existem alguns modelos que podem ser seguidos de acordo com a necessidade do seu negócio:
Inventário Periódico: Formato mais utilizado para empresas de menor volume de transações, sendo realizado em intervalos de tempo pré-definidos, sem a necessidade de registro contínuo das movimentações de mercadoria.
Inventário Rotativo: Realizado de forma contínua, o que garante que o estoque seja verificado periodicamente e ofereça maior controle dos materiais, sendo mais utilizado para empresas com maior volume de produtos e valores.
Inventário Geral: Levantamento completo de todos os itens do estoque em um momento específico do ano, geralmente feito para alguma conformidade. Oferece uma visão geral, porém costuma demandar mais tempo e recurso para ser realizado.
Inventário Cíclico: Realizado em grupos de produtos de maior relevância, de forma contínua. Assim, é possível ter o monitoramento mais próximos de produtos de forma estratégica, usado por empresas com itens de maior rotatividade.
Sabendo o que é, fica a pergunta: quem faz inventário de estoque?
Pode ser realizado por equipes internas ou por empresas terceirizadas especializadas na auditoria de estoques.
Este é responsável por garantir a transparência da empresa, tanto na contabilidade e circulação dos itens, quanto entre a empresa e fiscalização.
Por isso, é importante contar com profissionais com experiência e comprometimento.
O estoque no Hotel Logístico H+ oferece soluções flexíveis, seguras e econômicas para suprir as necessidades das empresas, independente do tamanho e setor, garantimos serviços personalizados em diversos formatos: Dark Store, Fulfillment, Self Storage etc.
Assim, as empresas podem evitar os altos custos associados à locação de espaços de armazenamento tradicionais e investir esses recursos em outras áreas do negócio.
Quer garantir todos os benefícios e melhorar o fluxo da sua empresa? Comece a implementar o sistema para controle de estoque, nós podemos te ajudar!
2025 . Hotel Logistico Guarde Mais . Rio de Janeiro